Será que deves “bater uma” antes do treino?

Vamos voltar à velha questão: “Será que a masturbação afecta o aumento da massa muscular?”.

Se fores googlar essa pergunta, decerto que vais encontrar imensas publicações em fóruns, artigos e até estudos que supostamente dizem se o sexo e a masturbação afectam os teus gains ou não. Mas qual é a resposta, afinal?!

A simples resposta é sim…e não.

Mas uma vez que isto não elucida ninguém, está na altura de dar uma explicação válida.

Alguns estudos comprovam que a masturbação e o sexo não afectam a tua habilidade de ganhar massa muscular porque não estás a “drenar a tua testosterona”, pelo que o efeito sentido poderá ser mais psicológico. E o que significa isto?

Quando tens um orgasmo, há duas hormonas que são lançadas para o teu corpo – ocitocina e prolactina. Ocitocina é conhecida como a “hormona do cuddle” e a prolactina é a responsável por te fazer sentir bem após o orgasmo!

No fim do orgasmo, atinges o pico das duas hormonas e é por isso que o teu corpo relaxa completamente e ficas com aquela satisfação toda.

A masturbação vai fazer com que aumentes a prolactina e vai fazer com que a tua dopamina decresça um pouco. Mas ambas estas hormonas estão ligadas à testosterona: ainda assim, os teus níveis de testosterona não mudarão.

Outro estudo já comprovou que 3 semanas sem sexo/masturbação aumenta os níveis de testosterona ligeiramente e outro mostra que o pico da testosterona é no 7º. dia de abstenção!

Mas há estudos que mostram que a ejaculação não muda drasticamente os níveis de testosterona: isto significa que não estás literalmente a fappar a tua testosterona do teu corpo para fora!

E afinal, isto afecta o meu treino?

A pergunta devia ser: em como é que isto afecta o meu treino? As duas hormonas referidas anteriormente (ocitocina e prolactina) são as que afectam o teu treino, porque te afectam a ti.

Se esgaçares o pessegueiro e fores para o ginásio a seguir, o teu corpo vai estar a tentar estabilizar-se após a “descarga” hormonal que tiveste anteriormente. Assim, se fizeres isto vais sentir mais relaxamento e até sonolência!

Assim, é óbvio que isto terá impactos na intensidade do teu treino