Cinco pacientes com VIH viram-se livre do vírus após um teste com medicamentos novos!

Vinte e quatro pessoas com o Vírus da Imunodeficiência Humana decidiram submeter-se a um teste para uma série nova de medicamentos: um autêntico cocktail de drogas.

O teste consistia em duas vacinas, para além de uma droga conhecida por Istodax. O objectivo principal é o de tratar o VIH. Das 24 pessoas submetidas ao teste, todas elas diagnosticadas com o VIH, todas levaram duas injecções, bem como tomaram drogas anti-virais. Os resultados surpreenderam…

O resultado foi muito bom. Das 15 pessoas a quem deram a combinação das vacinas + drogas anti-virais + Istodax, cinco delas suprimiram o vírus. As outras 10 voltaram a experimentar o VIH. Um dos pacientes que se viu livre do vírus já se encontra há sete meses limpo. Os outros já se encontram há 21 semanas sem qualquer indício de vírus.

A única dúvida aqui tem a ver com o facto de o tratamento não ter resultado em todos os pacientes que se submeteram aos testes, pelo que o instituto já anda a averiguar o porquê da variância nos resultados.

Beatriz Mothe, que preparou tudo isto, disse ao New Scientist que ainda há um longo caminho a percorrer, mas que estão no caminho certo. Se os resultados conseguirem ser replicados, ou se conseguirem melhorar a vida daqueles que têm o VIH, então já vai valer a pena!